Visualizações de página

domingo, 2 de março de 2014

Seborréia. Meu cão tem "caspa " ??


                          
                         
                             Nos cães de coloração escura  é notada rapidamente, mas ocorre também nos animais de pelagem clara. Nada mais é que um defeito da queratinização (formação da camada córnea da pele), com crescente formação de escamas, normalmente é uma enfermidade crônica , caracterizada pela descamação similar a “ flocos de neve” do corpo do animal que tem ou não queda de pêlos e coceira.
                           As vezes surge um excessivo engorduramento da pele e pelagem, e algumas vezes pode haver inflamação secundária. Esse aspecto, no ser humano, é conhecido como caspa. Pode ser divida em :
                                                Seborreia primária ___ pode ser de causa idiopática (medicamentosa), de fundo endócrino, deficiência dietética (gordura, proteína, vitamina A, zinco), má absorção ou má digestão e defeitos no metabolismo das gorduras.                   

                                                Seborreia secundária __  pode ser causada  por  ectoparasitas (carrapatos , pulgas e ácaros ) , dermatites com infecção secundária, fungos, hipersensibilidade a medicamentos, produtos de limpeza do ambiente ou do animal e calor seco.   

                          A seborreia  primária tem característica típicas a oleosidade e escamação. A seborréia secundária também é descamativa, porém mais seca.                          Algumas raças são predispostas ao aparecimento da seborreia, como os labradores ,basset hound, pinscher, doberman, sharpei, e dachshunds., spaniels (cockers e springers) e alguns terriers.
                         O diagnóstico dever ser feito por um veterinário levando-se em consideração  os histórico do animal , o exame físico e a eliminação de outras causas.
                         O  tratamento deve ser, direcionado à causa  primaria ou secundária para ter a cura  ou, pelo menos,  o controle da enfermidade (quando de causa primária). Geralmente são utilizados produtos tópicos com shampoos  e as vezes sistêmicos.
                       

                        
                            Lembre-se leve o seu cão ao  veterinário caso note descamação excessiva da pele.
                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário